O uso mais antigo da expressão Antiga Religião apareceu em registros do Senado Romano, no primeiro século d.C. Foi usado pelo Imperador Cláudio I e pelo Orador Sêneca, ao falar da Religião Etrusca. Também foi usada por eles ao falarem das Artes Ocultas praticadas pelos Etruscos - particularmente da Arte da Adivinhação e Presságios. Charles Leland registrou em seus escritos do século XIX que as Bruxas Italianas da Toscana se referiam as suas crenças como La Vecchia Religione, a Antiga Religião. Mais tarde, Gerald Gardner usou o mesmo termo para escrever sobre Bruxaria em seus livros da metade do século XX.
Os elementos abrangidos pela Antiga Arte ou Bruxaria Hereditária diferem em muitos aspectos da Bruxaria Moderna; é uma mistura daquilo que hoje chamamos Wicca Cerimonial e Wicca Xamânica. A Bruxaria Hereditária emprega muitas práticas primitivas, tais como tambores e estados mediúnicos, diferentemente da Wicca Xamânica; também incorpora aspectos cerimoniais, como o estabelecimento de Círculos Rituais e o uso de Instrumentos Rituais. No entanto, os sistemas hereditários mais antigos não possuíam, originalmente, os mesmos rituais formais completos de Treguenda (Sabá), encontrados na moderna Arte. Em minha opinião, provavelmente só depois de 600 d.C. é que podemos encontrar na Bruxaria Hereditária Italiana algumas semelhanças com a estrutura atual dos rituais contemporâneos da Arte. A única exceção seriam os ritos lunares.
O Ritual de Lua Cheia e os Ritos de Iniciação datam de antes da Treguenda, compreende a maior parte do antigo material hereditário original; no entanto, encontramos também simples ritos de fertilidade, feitos para abençoar a vida vegetal e animal. Naturalmente, tais ritos eram realizados conforme fosse mais apropriado à estação do ano; assim, muitos deles marcam solstícios e equinócios e contêm elementos sobreviventes das Antigas Tradições de Mistérios Européias. Os ritos religiosos associados aos mortos, à purificação pessoal, à criação de gado e à produção da safra marcavam os quartos da cruz (períodos das estações que caíam exatamente entre o solstício e o equinócio). No entanto, esses ritos se pareciam mais com bençãos simplistas de uma Sacerdote ou Sacerdotisa, práticas primitivas, miméticas e mágicas, do que com o tipo de estrutura ritualística formal, que se vê nos ritos da moderna Bruxaria.
As Bruxas Hereditárias são tudo o que resta da Velha Linhagem de Sacerdócio da Antiga Religião. Ali pelo começo da Idade Média encontramos elementos tanto do caçador-colhedor quanto de comunidades rurais, expressos nas práticas e crenças das Bruxas Hereditárias. A Antiga Religião do povo pagão e aquela dos Sacerdotes e Sacerdotisas eram duas religiões ligeiramente diferentes. Para o povo, a Treguenda era a época de safra e gado abundantes, ou então uma ocasião para festivais alegres. Para os Sacerdotes e Sacerdotisas, eram tempos de se alinhar com as forças da natureza e de redirecionar as correntes de energia a fim de manifestar as necessidades da comunidade. Podemos comparar isto às diferenças experimentadas entre um Padre católico e sua congregação durante a missa; ambos estão fazendo coisas diferentes durante o mesmo ritual e, portanto, vivenciam o mesmo cerimonial de adoração de modo um pouco diferente.
Se isolarmos aqui as duas facções católicas, vemos duas estruturas diferentes de adoração. Imagine o que poderia evoluir separadamente se essas duas facções fossem separadas uma da outra devido a uma violenta perseguição, como a que existiu durante a Inquisição; agora visualize cada facção continuando a praticar independentemente, em segredo. O Sacerdote persiste em ajeitar o Altar, manipular os Instrumentos, invocar a Deidade e assim por diante. O povo continua a se reunir, a apontar um facilitador que tenta se lembrar daquilo que o Padre fazia no Altar (e porquê) e todos se ajoelham e ficam em pé sempre que uma deixa parece familiar. Dentro de poucas gerações, você encontraria muitas diferenças, mas mesmo assim veria um fio similar correndo pelas duas facções sobreviventes. Com efeito, você poderia acabar com duas religiões um pouco diferentes, alicerçadas na mesma base; isso é semelhante ao que aconteceu ao Culto da Bruxa e é a base para as diferenças entre Bruxaria Hereditária e muitas Tradições Wiccanianas modernas.