Segundo a Teogonia, Érebo ou Erebus era a personificação da Escuridão; precisamente o Criador das Trevas. Tinha Seus domínios demarcados por Seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como “Vácuo” logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da Noite.
Sendo um dos Filhos da Deusa/Deus Khaos, Erebus juntamente com Sua irmã gêmea Nix nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de Khaos, Erebus e Nix passam a ser os mais velhos imortais do Universo, logo após de Khaos.
Erebus e Nix, foram os geradores de mais duas Divindades “primórdias”; o Éther (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Erebus foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus, conta-se que os Titãs pediram socorro a Erebus e pessoalmente o Primórdio havia descido até o Tártaro para libertar os Filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Erebus nas profundezas do Rio Aqueronte a fronteira dos dois mundos, por conta de sua crueldade.
Muitas vezes retratado como um velho de cabelos longos e brancos, vestido com um manto cinza com a escuridão seguindo-O, ou como o proprio Universo simbolizando o Vácuo.
Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, Erebus deu seu nome a uma região do Hades por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte, para entrar no Hades. Após Caronte tê-los feito atravessar o Rio Aqueronte, entravam no Tártaro, o Submundo propriamente dito.
Érebo era também, freqüentemente, usado como sinônimo de Hades.
0 comentários:
Postar um comentário