"A Deusa mantém tudo em equilíbrio:
O Bem e o Mal, a Morte e o Renascimento...
O Predador... e a Presa.
Sem Ela, a destruição e o caos iriam prevalecer."
Na Tradição Streghe, os aspectos do Ano Crescente e Decrescente são simbolizados pelo Deus Veado e o Deus Lobo, respectivamente. O Deus Lobo é chamado Lupercus e o Deus Veado é Cern. Estes Deuses, diferentemente da Tradição Wiccana, não se matam, mas são mortos por outros.
Na Velha Religião da Itália existem três aspectos do Deus. Nestes aspectos nós encontramos as conexões com o mundo físico. Os Três Títulos pelos quais o Deus é conhecido são: o Encapuzado, o Astado e o Velho. Na analogia o Encapuzado é comumente ligado ao Green Man. Ele vive coberto de vegetação. O Astado é uma entidade de chifres de veado e é o Deus das Florestas, do que é selvagem. O Velho é o Ancião.
Os três aspectos do Deus tem a ver com a mudança de uma sociedade de caça para uma sociedade agrícola. O Encapuzado está ligado às plantações e vem logo depois do Deus Veado. Ele é o filho do Deus Veado. O caçador que veio antes da sociedade agrícola e o Espírito Animal era valorizado antes do Espírito das Plantas.
Outros aspectos do Deus são simplesmente variações dos aspectos básicos. O aspecto Brincalhão, por exemplo, é ligado ao Encapuzado. Na Tradição Italiana, o Corvo (um brincalhão renomado) é associado com o Encapuzado em seu papel de Guardião da Gruta.
O Veado e o Lobo
O Deus Veado e o Deus Lobo voltam aos dias da antiguidade do Culto das Bruxas. Em uma imagem Etrusca, encontrada num vaso do séc. XI aC, mostra a Deusa junto com um veado e com um lobo. Isso não é surpresa, pois a Bruxaria Italiana tem grande influência da Toscana, onde a Civilização Etrusca floresceu uma vez. O lobo, o “Uivador da Noite” era o principal animal de culto da Deusa. Sua importância na religião da Velha Europa pode ser encontrada nas várias figuras que mostram a Deusa e o lobo e o veado.
O lobo é sagrado à Deusa da Lua. Sua natureza lunar é indicada pelas Crescentes que aparecem junto com suas imagens em artefatos antigos. Mais comum hoje é o retrato da Deusa Diana com seus cães de caça (lobos domesticados), mas as estátuas mais antigas de Diana a mostram com seu veado – temos também imagens da Deusa Ártemis no mesmo papel. É em Diana que descobrimos as estações do lobo e do veado.
A ambigüidade do Deus como caçador/protetor é mostrado, por um lado, pela pele de lobo e armas que Ele carrega e, por outro lado, em sua relação com o veado que fica ao seu lado enquanto Ele descansa. E é neste ícone que vemos a ligação do Deus da Velha Religião com as imagens do veado e do lobo. Ele é mostrado tanto como Caçado quanto Protetor de todos os animais da floresta, Guardião da Gruta, o Senhor das Árvores, O Velho.
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