Elas não ficam com raiva de você, na verdade elas tem medo de você. E para esconder esse medo elas projetam a raiva.
A raiva sempre é uma tentativa de esconder o medo. As pessoas usam todo tipo de estratégia.
Existem poucas pessoas que riem só para que possam conter as lágrimas. Quando ri, você esquece, elas esquecem... e as lágrimas são contidas.
Na raiva, o medo permanece oculto.
Eu estou simplesmente ajudando você a se abrir em todas as dimensões, mesmo que elas pareçam ir contra as idéias que você acalentou até hoje. Mesmo assim, na verdade até mais, você se abrirá, porque essa é a chance, a oportunidade, para julgar se o que você pensou até hoje está certo ou não. Essa é uma oportunidade de ouro em que você se deparará com algo contrário às suas idéias, aos seus pensamentos, coisas que até hoje achou que eram racionais. Mas, se elas são de fato racionais, então que medo é esse?
É o medo que mantém as pessoas fechadas. Elas não conseguem ouvir você - elas tem medo de ouvir. E a raiva delas é, na verdade, o medo ao contrário. Só uma pessoa com muito medo pode ficar imediatamente zangada. Se ela não ficar com raiva, você poderá ver o medo dela. A raiva encobre o medo. Ao ficar com raiva, ela está tentando deixar você com medo. O único jeito é deixar você com medo, aí ela fica à vontade. Você fica com medo e ela não - e não há por que ficar com medo de uma pessoa que está com medo.
A raiva das pessoas é uma tentativa de enganar a si próprias. Não tem nada a ver com você.
Mas a raiva mostra simplesmente o medo, lembre-se sempre: A raiva é o medo de ponta cabeça. É sempre o medo que está escondido atrás da raiva, o medo é o outro lado da raiva. Sempre que você fica com medo, o único jeito de escondê-lo é ficar com raiva, pois o medo deixará você exposto. A raiva criará uma cortina à sua volta, atrás da qual você pode se esconder.
- Extraído de Emoções, de Osho
0 comentários:
Postar um comentário